Memória

Atualmente já é possível afirmar que a memória não possui um único lócus. Existem diferentes estruturas cerebrais envolvidas na aquisição, armazenamento e evocação das informações adquiridas por meio da aprendizagem.

Mas ainda assim, a memória é um fenômeno sobre o qual ainda sabemos bem pouco. Os cientistas julgam que as memórias estão gravadas nos neurônios do nosso HIPOCAMPO. O hipocampo é o centro da memória. Registra os fatos simples, não emotivos e é considerado a zona do cérebro onde se processa a maior parte da aprendizagem realizada por intermédio de livros ou de memória semântica.

Na verdade, quando se aprende algo, cria-se no cérebro uma rede neuronal que pode ser reforçada com repetição dessa informação ou experiência. Quando se vivencia uma experiência diferente, mas relacionada à rede original, automaticamente o cérebro “reescreve” o arquivo para considerar a nova entrada. Este é o nosso cérebro uno!!! Um cérebro que integra os dois hemisférios.

No processo de memória, precisamos considerar dois elementos do cérebro: o neocórtex e o sistema límbico (que fazem parte do córtex). O Neocórtex pega as a informações provenientes dos sentidos e é considerado o centro do pensamento. O Sistema Límbico é a parte responsável pelo centro das emoções e está situado acima do tronco cerebral.

O sistema límbico é composto principalmente pelo hipocampo, amídala, hipotálamo, tálamo e hipófise ou pituitária. A amídala cerebral é o centro do sistema límbico e é responsável pelas questões emocionais É um verdadeiro depósito de emoções e significados. Embora haja uma interação entre a amídala e o neocórtex, é a amídala que decide a quantidade de efeito emocional que deve conter cada pensamento. Quanto maior for a carga de emoção, maior será o envio de armazenamento para o neocórtex. É interessante ressaltar aqui que a amídala reage antes do neocórtex.

Muito bom será se melhorarmos a qualidade de nossas emoções!!!!! Nossa memória de longo prazo agradece!!!! Lembrar e relembrar situações agradáveis trazem renovação ao nosso cérebro!!! Vamos ver os tipos de memória que possuímos então:

Tipos de memória:

1) MEMÓRIA ÍCÔNICA: uma espécie de foto daquilo que nossos sentidos estão percebendo num determinado instante. È descartada depois de alguns instantes. Anúncios num intervalo comercial de TV, é um exemplo.

2) MEMÓRIA IMEDIATA: uma espécie de sala de espera para recordações que podem vir a ter importância; o que comemos no almoço, hoje, por exemplo.

3) MEMÓRIA A LONGO PRAZO: registra os fatos aos quais recorreremos um certo número de vezes e pode durar a vida inteira, como o conhecimento de uma língua estrangeira.

4) MEMÓRIA DE TRABALHO: é a memória que trabalha armazenamento temporário e manipulação de informações. Requer treino.

MARALIZ LEITÃO, professora docente de Língua Portuguesa e Inglesa, especializada em Tradução, pós-graduada em Lingüística Aplicada da Língua Inglesa — Friburgo/RJ + (21) 9368 7811 / (22) 2533-3004 * maraliz@oi.com.br\r\n

Livros para quem quer ir mais fundo:
\r\n1. PÓVOA, Helion e AYER, Luciana. Nutrição Cerebral-Editora Objetiva
\r\n2. ONTORIA, A. Aprender com Mapas Mentais-editora Madras.
\r\n3. Buzan, T.- EL AUTOCONCEPTO. Teoria, medición desarrollo y comportamiento. Bilbao, Ega, 1990.

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br — \r\nAlém da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria. \r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.\r\n

Loja Leve

Hospedagem