IMC

O Índice de Massa Corpórea (IMC) ou Body Mass Index (BMI) é um índice aproximado do grau de obesidade de um adulto. É o método mais utilizado e mais prático para avaliar o grau de risco associado a obesidade. Também é conhecido como Índice de Quetelet.

É calculado pela a divisão do peso (em kg - quilogramas) da pessoa por sua altura (em m - metros) elevada ao quadrado:

IMC = peso ÷ altura² = kg ÷ ² m  

Veja abaixo as categorias referentes ao IMC (segundo a Organização Mundial da Saúde):

IMC Categoria Diagnóstico
Abaixo de 18,5 Abaixo do Peso Seu peso está abaixo da faixa considerada normal.
18,5 – 24,9 Peso Normal Seu peso está dentro da faixa considerada normal.
25,0 – 29,9 Sobrepeso Você está na faixa chamada de "excesso de peso", mas com um excesso de tecido adiposo no interior do abdome, o que pode acarretar riscos para a sua saúde.
30,0 – 34,9 Obesidade Tipo I Você está na faixa chamada de obesidade leve
35,0 – 39,9 Obesidade Tipo II Você está na faixa chamada de obesidade moderada. Seu excesso de peso já pode estar provocando um risco muito elevado de complicações metabólicas.
40,0 e acima Obesidade Tipo III (Obesidade Mórbida) Você está na faixa chamada de obesidade mórbida. Você é um candidato em potencial a uma série de doenças.

Fonte: Instituto Nacional de Cardiologia (http://www.hcl.saude.gov.br/), Sociedade Brasileira de Hipertensão (http://www.sbh.org.br/) e Organização Mundial de Saúde (http://www.who.int/)

Atualmente prefere-se falar em faixa de peso ao invés de se estabelecer um único número como peso ideal. Alguns valores de referência podem ajudar numa avaliação em conjunto com IMC:

  • Chama-se Peso magro: 20,4% da altura²
  • Chama-se Peso gordo: Peso - Peso magro
  • O % de gordura estimado, calculado como abaixo, pode significar, além do sobrepeso um déficit de massa muscular, quando acima de 23% para mulheres e 16% para homens.

    % gordura = (Peso Gordo ÷ Peso) × 100
  • Chama-se Peso Mínimo: 20,05% da altura²
  • Chama-se Peso Máximo: 24,85% da altura²
  • Peso Médio: (Peso mínimo + Peso máximo) ÷ 2

Hospedagem