Atualmente já é possível afirmar que a memória não possui um único lócus. Existem diferentes estruturas cerebrais envolvidas na aquisição, armazenamento e evocação das informações adquiridas por meio da aprendizagem.
Mas ainda assim, a memória é um fenômeno sobre o qual ainda sabemos bem pouco. Os cientistas julgam que as memórias estão gravadas nos neurônios do nosso HIPOCAMPO. O hipocampo é o centro da memória. Registra os fatos simples, não emotivos e é considerado a zona do cérebro onde se processa a maior parte da aprendizagem realizada por intermédio de livros ou de memória semântica.
Na verdade, quando se aprende algo, cria-se no cérebro uma rede neuronal que pode ser reforçada com repetição dessa informação ou experiência. Quando se vivencia uma experiência diferente, mas relacionada à rede original, automaticamente o cérebro “reescreve” o arquivo para considerar a nova entrada. Este é o nosso cérebro uno!!! Um cérebro que integra os dois hemisférios.
No processo de memória, precisamos considerar dois elementos do cérebro: o neocórtex e o sistema límbico (que fazem parte do córtex). O Neocórtex pega as a informações provenientes dos sentidos e é considerado o centro do pensamento. O Sistema Límbico é a parte responsável pelo centro das emoções e está situado acima do tronco cerebral.
O sistema límbico é composto principalmente pelo hipocampo, amídala, hipotálamo, tálamo e hipófise ou pituitária. A amídala cerebral é o centro do sistema límbico e é responsável pelas questões emocionais É um verdadeiro depósito de emoções e significados. Embora haja uma interação entre a amídala e o neocórtex, é a amídala que decide a quantidade de efeito emocional que deve conter cada pensamento. Quanto maior for a carga de emoção, maior será o envio de armazenamento para o neocórtex. É interessante ressaltar aqui que a amídala reage antes do neocórtex.
Muito bom será se melhorarmos a qualidade de nossas emoções!!!!! Nossa memória de longo prazo agradece!!!! Lembrar e relembrar situações agradáveis trazem renovação ao nosso cérebro!!! Vamos ver os tipos de memória que possuímos então:
Tipos de memória:
1) MEMÓRIA ÍCÔNICA: uma espécie de foto daquilo que nossos sentidos estão percebendo num determinado instante. È descartada depois de alguns instantes. Anúncios num intervalo comercial de TV, é um exemplo.
2) MEMÓRIA IMEDIATA: uma espécie de sala de espera para recordações que podem vir a ter importância; o que comemos no almoço, hoje, por exemplo.
3) MEMÓRIA A LONGO PRAZO: registra os fatos aos quais recorreremos um certo número de vezes e pode durar a vida inteira, como o conhecimento de uma língua estrangeira.
4) MEMÓRIA DE TRABALHO: é a memória que trabalha armazenamento temporário e manipulação de informações. Requer treino.