Alimentos Funcionais

Há mais de 2500 anos, Hipócrates, o pai da medicina, já dizia “faz do teu alimento o teu remédio”. Esta é a definição mais simples para Alimentos Funcionais e que permanece até os dias de hoje.

Alguns compostos bioativos contidos em certos alimentos agem como remédios, prevenindo, tratando e detendo o avanço de algumas doenças sendo, por isso, tais alimentos definidos como “Alimentos Funcionais” .

No Brasil, de acordo com a resolução número 18, de 30 de abril de 1999, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Alimento Funcional é todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta atual produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde.



Conheça alguns desses alimentos funcionais:



AVEIA: Possui antioxidantes, ou seja, reduz a formação de radicais livres ao seu alto teor em ácidos essenciais como o oléico e linoléico. É rica em fibras solúveis, daí sua ação na redução dos níveis de colesterol sanguíneo, sendo o farelo da aveia de ação mais efetiva. A ingestão de 28 a 100 g de farelo de aveia representa uma redução significativa do colesterol sérico.

TOMATE: A principal substância funcional do tomate é licopeno (também encontrado em outros alimentos como goiaba, melancia, ameixa, grapefruit, mesmo que em pequenas proporções). O licopeno se destaca como substância funcional na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como as cardiovasculares e o câncer. O licopeno é um carotenóide com potente ação antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres relacionados à atrogênese e carcinogênese. É importante dizer que um leve aquecimento confere uma melhor absorção pelo organismo deste poderoso elemento.

CHÁ VERDE: por ser rico em flavonóides, previne o desenvolvimento de doença coronariana causada pela oxidação do ‘mal’ colesterol (LDL-c). As catequinas são os principais flavonóides com ação efetiva na redução do colesterol evitando, ainda, a oxidação das gorduras e geral.

UVA: Fonte de uma importante substancia funcional, o resveratrol (presente na uva vermelha), trata-se de uma substância altamente potente contra a ação dos radicais livres além do benefício de ação antiinflamatória.

ALHO: Há séculos o alho possui ação bactericida comprovada, além de prevenir doenças cardíacas devido ao seu efetivo poder anti-hipertensivo. Seu principal componente funcional é o ajoeno (dentre outras) que lhe confere um alto poder antioxidante promovendo, por isso, a redução de radicais livres.

LINHAÇA: fonte equilibrada de ômega-3 e ômega-6, estes dois ácidos graxos essenciais contribuem para a redução de triglicerídeos, além de reduzir os níveis de pressão arterial e possui um efeito antiinflamatório. A linhaça também é rica em lignanas, substância com ação semelhante a do estrogênio e que, associada ao ômega-3 e ômega-6, confere uma proteção cardiovascular à mulher no climatério. É importante triturar a semente da linhaça e não deixa-la exposta à luz evitando assim sua oxidação, o que a tornará prejudicial. O ideal é guardá-la em geladeira, na ausência da luz.

IOGURTE: Rico em substâncias funcionais, os probióticos, que ativam a imunidade, auxiliam no processo digestivo, reduzem o colesterol e promovem o equilíbrio da flora intestinal, necessário a uma excelente absorção e aproveitamento dos nutrientes que ingerimos diariamente.

Outros: Castanha do Pará e outras oleaginosas, semente de abóbora, berinjela, algas, cebola, peixes de água fria, fibras, azeite extra-virgem.

A Natureza é infinita... além de sábia!

CLEONEIDE TAVARES DA COSTA é nutricionista (CRN 04-3263), graduada pela UFPB, pós-graduada em nutrição clínica pela UFF, tem cursos de aperfeiçoamento em Nutrição Ortomolecular, em Prescrição de Fitoterápicos em Nutrição em Estética e de atualização em Nutrição em Estética, Coordenadora dos Programas VAN e de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de Teresópolis/RJ, Multiplicadora do IUBAAM e do HIAC, atende mulheres no Climatério em ambulatório da rede pública e rede privada, atende mulheres durante o pré-natal e nutrizes, quanto às técnicas de amamentação, na rede pública e privada, prestou consultoria a empresas em Teresópolis, atuou no spa do Le Cantón. * Teresópolis/RJ (21) 9290-9136 - cleo.nu.tri@hotmail.com (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem