Astrologia

Uma abordagem moderna da Astrologia não pode ser baseada na suposição de que um ser humano individual é 'simplesmente' a soma total das forças universais que constituem a sua composição psicofísica. O indivíduo é, antes, uma forma sem paralelo expressando um relacionamento único de fatores universais.

O reconhecimento das características individuais e das forças que compõem a personalidade é importante na percepção da constituição do corpo físico. Como nossa personalidade, nosso eu e emoções são também expressas em nosso corpo físico, em sua morfologia. Nossas emoções vão além das conjugações de vivências, experiências e experimentações de nossa existência na terra, a persona se expressa também através da linguagem corporal e através dele relaciona-se com o exterior a sua volta.



O que não é a Astrologia:

A Astrologia como forma de interpretação e decodificação da vida nada tem a haver com os Horóscopos de jornais ou revistas, previsões feitas a partir exclusivamente do signo solar, que revelem o encontro de um grande amor ou outras formas de adivinhações, sorte, magia e simpatias.

O que é a Astrologia:

A Astrologia é um estudo que requer o conhecimento da Filosofia, Mitologia, Astronomia e a compreensão dos arquétipos dos signos e planetas. Considerada desde a Antiguidade como a ‘Mãe de todas as Ciências’, a Astrologia reúne em si um vasto campo de conhecimento.



"Podemos definir a Astrologia, sinteticamente, como um sistema de interpretação de símbolos que estejam correlacionados com a conduta e a atividade do ser humano... Estes símbolos provêm do sistema cósmico de energia espaço-temporal". (Moore, 1996 p.11)

A Astrologia é uma importante chave para a compreensão psicológica do homem. Sua particularidade se encontra na relação de tempo e espaço descrito pelos movimentos cíclicos do Sol, da Lua e dos Planetas desse sistema solar. É o estudo desses ciclos suas configurações e como estes afetam o ser humano. A Astrologia possui duas valiosas funções. Uma é identificar a capacidade que possuímos e que podemos capitalizar. Outra é de nos ajudar a identificar os modos pelos quais criamos nossos próprios problemas analisando as características dos simbolismos planetários e os arquétipos de cada signo.

A carta natal é uma representação gráfica do sistema solar, visto pelo indivíduo e, como tal, representa seu particular ponto de vista sobre a vida. Ela pode servir de guia para a escolha dos caminhos que a pessoa fará, pode ser comparada a um "mapa rodoviário". Esses caminhos podem ter obstruções, desvios, caminhos alternativos, dificuldades e facilidades; todas essas alternativas de vida estão simbolicamente representados na configuração da carta natal. Devemos ressaltar que a carta calculada para o momento do nascimento descreve as potencialidades de uma vida. Assim como a vida, a carta natal, também apresenta um modelo dinâmico que acompanha a transitoriedade e o processo evolutivo do indivíduo. Essa análise é a interpretação simbólica dos arquétipos para uma determinada configuração planetária específica, não envolve ‘magia’ nem ‘clarividência’. A astrologia é centrada no ser humano e estuda a relação que esse homem tem com o universo, de uma maneira única e individual.

Uma Cosmoanálise, igual uma Psicoanálise, revelam a existência de inatas tendências e predisposições. Ambas postulam que o caráter de uma pessoa forma o seu destino.

Veja Também (na internet)

CELSO RIBEIRO, astrólogo, SINARJ 295, acadêmico de psicologia, bacharel em ciências náuticas utilza também técnicas como o tarô, radiestesia, numerologia e sinastria. Teresópolis/RJ - (21) 2743-6454/9856-0448 - celsoribeiro@terra.com.br

Bibliografia:
\r\n1. ARROYO, Stephen. Astrologia, Psicología e os quatro elementos. 9ª edição, 1993 – Editora Pensamento – São Paulo.
\r\n2· ARROYO, Stephen. Astrologia, Karma e Transformação. 3ª edição, 1978 – Publicações Europa – América Ltda. – Apartado 2726, Mem Martins Codex – Portugal.
\r\n3· AUBIER, Catherine. Dictionnaire Pratique D’astrologie. MA editions – 6, rue Émile-Dubois 75014 – Paris.
\r\n4· BERTHERAT, T. & BERNSTEIN, C. - O corpo tem suas razões - Editora martins Fontes - São Paulo - SP, 1999.
\r\n5· BÉZIER & PIRET- A Coordenação Motora - Aspecto Mecânico da Organização Psicomotora do Homem - Summus editorial, 1992 - São Paulo.
\r\n6· CUNNINGHAM, DONNA – Um Guia Astrológico Para o Conhecimento de Si Mesmo – 10ª edição, 1995 – Editora Pensamento – São Paulo.
\r\n7· DENYS-STRUYF, G. - cadeias Musculares e Articulares - Summus rditorial, São Paulo, 1995.
\r\n8· DUMÓN, ELOY R. – Manual de Astrología Moderna – 5ª edición, 1996 - Editorial Kier S. A. – Av. Santa Fé 1260 – Buenos Aires.
\r\n9· DUMÓN, ELOY R. – Astrología Predictiva – 2ª edición, 1997 - Editorial Kier S. A. – Av. Santa Fé 1260 – Buenos Aires.
\r\n10· FELDENKRAIS, M. - A Consciência pelo Movimento - Summus editorial - SP- 1977.
\r\n11· HEINDEL, MAX & HEINDEL, AUGUSTA FOSS – Astrodiagnosis, Guia para a Curacion – 5ª edición, 1979 - Editorial Kier S. A. – Av. Santa Fé 1260 – Buenos Aires.
\r\n12· JANSKY, ROBERT CARL – Astrologia Medica Moderna – 3ª edición, 1987 – Ediciones Sirio – Buenos Aires.
\r\n13· RUDHYAR, DANE – Astrologia da Personalidade – 10ª edição, 1997 – Editora Pensamento – São Paulo.
\r\n14· RUDHYAR, DANE – Astrologia e a Psique Moderna – 9ª edição, 1993 – Editora Pensamento – São Paulo.
\r\n15· RIBEIRO, ANNA MARIA COSTA – Conhecimento da Astrologia – 5ª edição, 1997 – Editora Ao Livro Técnico.
\r\n16· SCHULTZ, DUANE P. & SCHULTZ SYDNEY ELLEN – História da Psicologia Moderna – 11ª edição – Editora Cultrix.
\r\n17. VANDERLEI, SABINA - www.thecauldronbrasil.com.br, acessado em 27/06/05\r\n

\r\n*** Os navegantes do vidaleve moradores e visitantes de Friburgo/RJ contam com um serviço especial prestado pela Livraria Arabesco: (22) 2523-8680 — Avenida Alberto Braune 87 — Centro — arabescopapelaria@frinet.com.br

\r\nAlém da possibilidade de encomendar livros, caso não estejam disponíveis no momento, a Arabesco dá descontos aos navegantes do vidaleve. Basta que se imprima esta folha e a apresente na livraria.
\r\nA Arabesco também oferece promoções nas compras de produtos de papelaria, informática, material escolar, brinquedos e presentes.

Loja Leve

Hospedagem