Uma abordagem moderna da Astrologia não pode ser baseada na suposição de que um ser humano individual é 'simplesmente' a soma total das forças universais que constituem a sua composição psicofísica. O indivíduo é, antes, uma forma sem paralelo expressando um relacionamento único de fatores universais.
O reconhecimento das características individuais e das forças que compõem a personalidade é importante na percepção da constituição do corpo físico. Como nossa personalidade, nosso eu e emoções são também expressas em nosso corpo físico, em sua morfologia. Nossas emoções vão além das conjugações de vivências, experiências e experimentações de nossa existência na terra, a persona se expressa também através da linguagem corporal e através dele relaciona-se com o exterior a sua volta.
• O que não é a Astrologia:
A Astrologia como forma de interpretação e decodificação da vida nada tem a haver com os Horóscopos de jornais ou revistas, previsões feitas a partir exclusivamente do signo solar, que revelem o encontro de um grande amor ou outras formas de adivinhações, sorte, magia e simpatias.
• O que é a Astrologia:
A Astrologia é um estudo que requer o conhecimento da Filosofia, Mitologia, Astronomia e a compreensão dos arquétipos dos signos e planetas. Considerada desde a Antiguidade como a ‘Mãe de todas as Ciências’, a Astrologia reúne em si um vasto campo de conhecimento.
"Podemos definir a Astrologia, sinteticamente, como um sistema de interpretação de símbolos que estejam correlacionados com a conduta e a atividade do ser humano... Estes símbolos provêm do sistema cósmico de energia espaço-temporal". (Moore, 1996 p.11)
A Astrologia é uma importante chave para a compreensão psicológica do homem. Sua particularidade se encontra na relação de tempo e espaço descrito pelos movimentos cíclicos do Sol, da Lua e dos Planetas desse sistema solar. É o estudo desses ciclos suas configurações e como estes afetam o ser humano. A Astrologia possui duas valiosas funções. Uma é identificar a capacidade que possuímos e que podemos capitalizar. Outra é de nos ajudar a identificar os modos pelos quais criamos nossos próprios problemas analisando as características dos simbolismos planetários e os arquétipos de cada signo.
A carta natal é uma representação gráfica do sistema solar, visto pelo indivíduo e, como tal, representa seu particular ponto de vista sobre a vida. Ela pode servir de guia para a escolha dos caminhos que a pessoa fará, pode ser comparada a um "mapa rodoviário". Esses caminhos podem ter obstruções, desvios, caminhos alternativos, dificuldades e facilidades; todas essas alternativas de vida estão simbolicamente representados na configuração da carta natal. Devemos ressaltar que a carta calculada para o momento do nascimento descreve as potencialidades de uma vida. Assim como a vida, a carta natal, também apresenta um modelo dinâmico que acompanha a transitoriedade e o processo evolutivo do indivíduo. Essa análise é a interpretação simbólica dos arquétipos para uma determinada configuração planetária específica, não envolve ‘magia’ nem ‘clarividência’. A astrologia é centrada no ser humano e estuda a relação que esse homem tem com o universo, de uma maneira única e individual.
Uma Cosmoanálise, igual uma Psicoanálise, revelam a existência de inatas tendências e predisposições. Ambas postulam que o caráter de uma pessoa forma o seu destino.