BIP - Boletim Informativo do Pet (7)

A proposta encaminhada pela Federação das Associações de Moradores de Teresópolis e por Protetoras Autônomas, acolhida pelo Conselho Municipal de Saúde, na Secretaria de Saúde de Teresópolis, já foi encaminhada ao Senhor Secretário de Saúde do Município, Dr. Valter Moreira Sobrinho, para avaliação. A proposição é no sentido de melhor tratamento aos animais recolhidos nas ruas do município (veja o texto completo no número anterior do Espaço Ser ou no arquivo de junho de 2004 do bipblog).

A pedido das Protetoras Autônomas solicitamos a nossos leitores o apoio à medida enviando e-mails ao Senhor Secretário para o atendimento a essa proposta de criação de uma política ética de saúde animal nesse município, apresentada em conformidade com a legislação vigente, ou seja:



- Melhor alojamento e cuidados veterinários para os animais capturados;
- Mudança da lógica dos profissionais em serviço na captura e no alojamento desses animais, partindo do princípio ético de que tais profissionais precisam estar capacitados para exercer essa função;
- Para os animais que necessitem da eutanásia, que ela seja indolor e não cause nenhum sofrimento ou stress ao animal;
- Veterinários e funcionários capacitados e solidários à causa animal trabalhando no Canil;
- Programa dentro de escolas e em eventos que abordem a posse consciente e os benefícios da castração;
- Parceria com veterinários que castrem os animais capturados pelo CCZ e veterinários que façam campanhas de castração a preço mais acessível à população carente como já vem acontecendo em outros municípios;
- Feiras de doação de animais capturados pela Carrocinha em finais de semana em um local de grande movimento cedido pela Prefeitura para este fim;
- Estender também a atenção da Lei para os cavalos da região rural também ali capturados e aos quais é dispensado o mesmo tratamento dado a cães e gatos, como já foi amplamente noticiado pelos jornais locais e pela Internet.

Essa preocupação é antiga, como atesta a solicitação da realização de um Hospital Veterinário Público de Pequeno Porte feita ao Executivo Municipal pelo vereador Adilson Jorge de Lima Bitta, 09 de junho de 2003, vetada sob a alegação de não havendo verbas sequer para a construção de um hospital para humanos, muito menos haveriam para animais. Contudo, devemos lembrar ao Senhor Secretário que Teresópolis tem uma Faculdade de Veterinária e que este hospital para animais poderia, em melhores condições, atender não só aos animais da população carente, mas aos próprios estudantes, tornando seu aprendizado mais eficiente.

Contando com a colaboração dos amigos que nos visitam, as Protetoras Autônomas deixam calorosos abraços. O modelo de carta a ser enviada ao Senhor Secretário de Saúde de Teresópolis está aí embaixo. Se você quiser copiá-lo é só marcá-lo, pressionar as teclas *control* e *C* (para copiar) e depois no corpo de seu texto pressionar as teclas *contol* e *V* (para colar). Encaminhar a correspondência para secsaudetere@uol.com.br (você pode copiar o texto como indicado acima e clicar aqui para encaminhar a mensagem). Não esqueça de colocar seu nome na carta (opcionalmente indique o número de seu título de eleitor). Caso prefira enviar enviar por fax o número é (21) 2742-0198.

--------------------
modelo de carta
--------------------

Exmo Sr. Dr.



Valter Moreira Sobrinho



Secretário de Saúde de Teresópolis.





Nós, moradores e amigos de Teresópolis, confiamos que seja dado parecer favorável à Proposta apresentada pela Federação de Associação de Moradores de Teresópolis e por Protetoras Autônomas de Teresópolis através do Conselho Municipal de Saúde que prevê, entre outras providências, a esterilização de cães e gatos como método de controle populacional. É de conhecimento em todo território nacional que a política de simples e apreensão e extermínio de animais domésticos abandonados, não diminui, significativamente, a população destes nas ruas. Fato comprovado internacionalmente, assim como é comprovado que o método mais eficiente e mais barato é o de esterilização em massa destes animais. Muitos relatórios da OMS, Organização Mundial de Saúde, que tratam da raiva humana, transmitida em mais de 90% dos casos por cães, dizem isto. Pode-se citar, a exemplo, o documento disponível em seu site (em formato PDF, em inglês), página 14 item iv (Dog removal), a ser acessado através do endereço:



http://www.who.int/emc/pdfs/vph93116.pdf />


Em nome de todos que nessa cidade lutam por uma política animal mais justa e ética.



Nome:

Título de Eleitor:

Editorial particular, sem fins lucrativos, de apoio a pessoas físicas e às sociedades protetoras de animais em Teresópolis – Responsáveis: Eleonora Dmênica / Flávia Frazão.

Loja Leve

Hospedagem