Tempos de Colegio (20)

Mendes de Moraes nos seus primeiros anos de existência e foto da professora Keany (Canto Orfeônico) em 3 x 4 O Jaime continua em sua tarefa de historiador nos brindando com seu boletim mensal “Recordando”. Aqui vão algumas transcrições e, eventualmente, comentários.

Há um fato muito curioso, repetido em todas as épocas, que é a paixão de alunos por seus professores. Em menor grau, a recíproca. A Keany era uma das professoras que despertava essa paixão nos ‘meninos’ (rapazes?). A sua foto mostra bem o motivo.

As deusas de meus sonhos juvenis eram outras, mas só confesso sob tortura. Fui pouco participativo do Canto Orfeônico e só comparecia aos eventos externos obrigatórios, como o caso da visita do Presidente italiano ao Brasil. Ainda está na minha memória e de muitos colegas o nosso desempenho ao cantarmos, vertido para italiano: “Amigo seja bem-vindo”. “Amico sia benvenutto, la casa è vostra...” e por aí vai. O local: monumento aos mortos da segunda guerra no Aterro do Flamengo.

Como cheguei ao Mendes no segundo ano não fui formalmente convidado para entrar para o Canto Orfeônico, como aconteceu no João Alfredo, onde fiz meu primeiro ano. Lá eu era participante, mas no Mendes fui mais atraído pela Ginástica Calistênica. Quem ainda se lembra?

As informações do Jaime:

Quando de sua inauguração, em 1949 o então Ginásio Municipal Prefeito Mendes de Moraes tinha apenas nove salas de aula, além do laboratório, auditório e refeitório. Para uma população de 30.000 habitantes, era grande o suficiente para suprir as necessidades da Ilha do Governador.

Impressionava aos recém chegados, além das dimensões do prédio, a existência de duas quadras de esporte, uma nos fundos e outra na lateral do prédio.

Keany Santos Miranda nasceu no ano de 1927, ingressando no serviço público, como professora de música em 1950. Era formada pelo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico.

Não tenho transcrito o Jaime com a regularidade dele. Você não está na lista dele para receber o boletim? Quer acrescentar alguma coisa de suas memórias? Entre em contato conosco.

Leia Mais (no Vida Leve)

MOACYR WALDECK é ex-aluno do Colegio Estadual Prefeito Mendes de Moraes (1957: 2º gin/1960:1ºcient)- mowaldeck@yahoo.com.br / JAIME MORAES é ex-aluno do Colégio Mendes de Morais (1954 - 1º gin/1961 - 3º cient) - ilhajaime@gmail.com (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem