Bolo da Sobrinha

Que tal um pouco de prática?

Vamos lá. O bolo que minha sobrinha faz é delicioso. Peguei a receita, mas fiz modificações. Troquei o açúcar refinado por mascavo e diminui a quantidade. Retirei um ovo, mas depois recoloquei. Diminui o óleo. Como me esqueci de colocar o fermento uma vez e na outra havia acabado, eliminei-o, pois não vi grandes diferenças. O coco ora ela usa, ora não. Eu também. No lugar de leite de vaca experimentei o de soja (que eu mesmo faço).

Não foi tudo de uma só vez. Ora troca isso, bota aquilo, mais um pouco, menos outro, até a receita final. Todos ficaram gostosos. Uns mais outros menos, mas quem experimentou gostou. Não sem antes me perguntar do que se tratava. Minha resposta: "Prove e me diga o que é!" Não desconfiavam que aquele bolinho escuro, por causa do açúcar mascavo, era de milho.

Aqui vão as receitas. Se você gosta dos chamados alimentos naturais, basta uma, se não, faça as duas para comparar (sem preconceitos).

Ingredientes:

1) da minha receita: leite (vaca ou soja) = 2 copos / açúcar mascavo = 1 + 1/4 de copo / fubá ou milharina = 2 copos / óleo = meio copo passando um pouquinho (tipo 1 dedo) / ovo = 3 grandes (ou 4 médios ou 4 pequenos) / Opcionais: sal = 1 colher de chá (para puxar o doce) / coco = 1 inteiro ralado (não uso e não sei correspondência com os vendidos em saquinho) / erva doce = a gosto (uso bastante e antes de acrescentar na massa esfrego-as entre as palmas da mão para ativar seu sabor)

2) da sobrinha: substituir na receita acima o açúcar mascavo por refinado = 2 copos / óleo = aumentar para 1 copo faltando 1 dedo para completar / ovos = sempre 4 / fermento em pó químico = 1 colher de sopa cheia.

Modo de fazer:

Numa panela coloque o leite, o açúcar e o fubá. Cozinhe mexendo sempre até desprender da panela. Reserve.

Bata as claras em neve e, depois, acrescente as gemas batendo um pouco mais. Reserve.

Unte a(s) forma(s) com óleo. A minha não é convencional (rs), mas a sobrinha usa uma, grande, daquelas de furo no meio ou tabuleiro (24 x 40 cm ou qualquer coisa parecida).

Volte para a panela despejando o óleo aos poucos e mexendo suavemente para não respingar (colher de pau com furo no meio). Dê mais uma batidinha na clara, mas se você vai usar o coco, o sal ou a erva-doce coloque-os antes da clara misturando bem e suavemente. Antes de colocar a clara acenda o forno (médio).

Coloque a clara aos poucos mexendo suavemente até incorporá-la à massa (clara, mexe, clara, mexe etc). Se você está fazendo a receita da sobrinha junte o fermento por último (bleargh – rs). Incorpore-o à massa suavemente, mas rápido. Despeje na(s) forma(s) e leve ao forno. Ao final de 30/35 minutos dê a tradicional espetadela com palito para ver se sai sequinho. Se sair o bolo está pronto. Retire-o do forno. Se for passar para uma bandeja ou outro recipiente espere uns cinco minutos antes de virar. Cuidado para não queimar a boca (rs).

Resultado e dúvidas é só mandar mensagem pelo grupo. O leite de soja ensino numa próxima. Dá trabalho!

Leia Mais (no Vida Leve)

Loja Leve

Hospedagem