RESULTADOS DA DANÇA SÊNIOR

A Dança Sênior é um projeto desenvolvido no Centro de Convivência da UnATI/UERJ desde 2002 e estes nove anos e meio de trabalho vem contribuindo para transformação do pensar da sociedade brasileira sobre a dança para Terceira Idade, o prazer de dançar a vida e seus efeitos terapêuticos. Diretamente tive a resposta positiva dos idosos em relação à dança; os relatos orais e escritos demonstram que podemos expressar através da dança a nossa energia vital, a nossa alegria de viver e a nossa saúde.

Movida por estes resultados idealizei e coordenei em outubro de 2010 o I Encontro de Danças para a Terceira Idade com o enfoque em “Olhares e Saberes do Prazer de Dançar a Vida aos Efeitos Terapêuticos” aonde reuni profissionais de dança e outros interessados, para apresentação e explanação acerca de assuntos pertinentes à área, visando à troca de opiniões e práticas dentro do contexto da dança e seus efeitos terapêuticos. O programa foi direcionado às questões relativas a importância da Interdisciplinaridade nas diversas áreas de atuação da dança, educação, geriatria e gerontologia, priorizando além do aspecto teórico, a prática diária de cada profissional, dando oportunidade de emitirem suas opiniões e considerações.

Este I Encontro foi um marco na história da Dança da Terceira Idade, e seus efeitos benéficos serviram de modelo para nortear o trabalho desenvolvido com pessoas em processo de envelhecimento. Baseados nos resultados obtidos, promovemos o II Encontro em 2011. Em abril já começam as perguntas sobre quando realizaremos o III. Bem, como de praxe, acontecerá em outubro. Aguardem!

Leia Mais (no Vida Leve)

Veja Também (na internet)

HÉLIDA LOPES é professora de Educação Física, pós-graduada em Estudo do Envelhecimento e em Geriatria e Gerontologia, Dirigente de Dança Sênior, Facilitadora de Danças Circulares Sagradas, pertence também à UnATI/UERJ. Rio de Janeiro/RJ * (21) 8292-8536 * dancashelida@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem