Roteiros Geográficos (01)

Montagem com as duas primeiras fotos nossas a de baixo, por inteiro, em http://coralafricanoamordosenhor.com.br/historia.html Roteiros Geográficos do Rio é um projeto do Instituto de Geografia da UERJ, coordenado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello. Entre seus objetivos caminhar e conhecer um pouco mais da história da Cidade Maravilhosa. Essas duas atividades estão unidas em visitas guiadas por distintas áreas da cidade. Nos passeios, os participantes recebem informações sobre a geografia, a história, a arquitetura, a religiosidade, as artes e a cultura das regiões do Rio visitadas pelo programa. Pode-se fotografar à vontade.

Começamos a participar e convidamos você a se unir a nós, não apenas virtualmente, mas fisicamente também. É tudo gratuito: inscrição e passeios.

Para dar uma idéia do que curtimos, vamos descrever nosso primeiro passeio para você.

Chegamos 19 e pouco, o encontro estava marcado para 20 horas. Tiramos umas fotos antes que noite aparecesse. Não ficaram das melhores, então pegamos uma na internet (http://coralafricanoamordosenhor.com.br/historia.html é a terceira, de cima para baixo).

Como era nossa primeira vez, fomos contatando algumas pessoas com jeitão de caminhante. Acertamos. Alguns eram novos, como nós, outros já tendo alguma participação foram nos dando informações.

Nosso ponto de partida foi um dos prédios em neogótico de nossa cidade, a Catedral Presbiteriana, na Rua Silva Jardim. Ao final do texto, no ''Veja Também', temos um link para o Google Maps, para que você tenha uma idéia do trajeto.

Saímos da Catedral em direção à Praça Tiradentes, esquina da rua da Carioca, seguimos em direção ao Teatro João Caetano, atravessando sua lateral (fundos do IFHICS, cuja frente é o Largo de São Francisco). O professor nos deu várias informações sobre a Catedral, a rua da Carioca, o Teatro, o IFHICS e o Real Gabinete de Leitura, cuja fachada segue um estilo neomanuelino, além de fazer várias observações sobre os sobrados. O Real Gabinete de Leitura é para ser visitado durante o dia, já que seu interior é igualmente belíssimo.

Para não cansar, detalhes e restante do trajeto ficam para a próxima. Esperamos encontrar você passeando com o projeto. No link dos Roteiros (abaixo, no "Veja Também") você encontrará outras programações e a possibilidade de se cadastrar.

Loja Leve

Hospedagem