Nutrição e Câncer do Colo do Útero

imagem em http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/anatomia.htm O câncer do colo do útero é o segundo tumor maligno mais freqüente, pois em primeiro lugar está o câncer de mama nas mulheres. Como ele é assintomático e silencioso no início, na medida em que ele vai se tornando mais invasivo é possível percebê-lo pela presença de sangramento.

Existem alguns fatores que predispõe a mulher ao risco de adquiri-lo... O início precoce da vida sexual, a falta de higiene íntima adequada, os múltiplos parceiros, o uso prolongado de anticoncepcionais, a infecção por HPV e até o uso do fumo, podem favorecer a gênese do câncer do colo do útero.

Outros fatores ambientais como alimentação e condição sócio-econômica também representam risco para este tipo de câncer. Em relação à alimentação, é importante dizer que níveis baixos de vitamina “A”, por exemplo, têm sido associados com o aumento do risco do NIC I (uma lesão inicial, mas que pode evoluir até o câncer do colo propriamente dito). As deficiências de folato (Ácido Fólico), cuja função está ligada à síntese do DNA da célula, também têm sido associadas à infecção por HPV. Já as deficiências da Vitamina B12 se associam a persistência de infecção por HPV.

Enquanto isso, algumas substâncias “FUNCIONAIS” protegem contra a persistência das infecções por HPV. São o licopeno presente no tomate, goiaba, melancia em menor quantidade e as Vitaminas C e E com uma grande ação antioxidante.

CLEONEIDE TAVARES DA COSTA é nutricionista (CRN 04-3263), graduada pela UFPB, pós-graduada em nutrição clínica pela UFF, tem cursos de aperfeiçoamento em Nutrição Ortomolecular, em Prescrição de Fitoterápicos em Nutrição em Estética e de atualização em Nutrição em Estética, Coordenadora dos Programas VAN e de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de Teresópolis/RJ, Multiplicadora do IUBAAM e do HIAC, atende mulheres no Climatério em ambulatório da rede pública e rede privada, atende mulheres durante o pré-natal e nutrizes, quanto às técnicas de amamentação, na rede pública e privada, prestou consultoria a empresas em Teresópolis, atuou no spa do Le Cantón. * Teresópolis/RJ (21) 9290-9136 - cleo.nu.tri@hotmail.com (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem