Orientação a Mães e Pais para Educação de Crianças

A prática impulsiona a teoria, e a teoria aperfeiçoa a prática.

Se fôssemos perguntados, em uma reunião da escola ou em nosso trabalho, sobre qual é o estilo que escolhemos para educar nossos filhos, o que poderíamos dizer? Dificilmente diríamos “responsivo”, “eu sou autoritário” ou “prefiro ser permissivo”.

As palavras grifadas são termos usados por algumas ciências (sobretudo psicologia e pedagogia) para denominar estilos parentais, que são basicamente a maneira pela qual os pais regem a educação de suas crianças.

Embora a maioria das pessoas desconheça as teorias ou pesquisas sobre a relevância social de cada estilo, todo mundo que tem filho age mais de uma maneira do que de outra em sua casa. Por que deveríamos nos ocupar de entender as particularidades destes termos?

Realmente, talvez não precisemos fazer um teste ou uma minuciosa avaliação para descobrirmos com qual estilo estaríamos alinhados; mas creio que algo nesta relação pais e filhos faz toda a diferença que saibamos responder: o que queremos para nossas crianças?

Partindo desta abrangente pergunta eu gostaria de propor que pensássemos um pouco mais:

sobre que futuro estamos construindo para nossos filhos a partir de nossas ações de agora

sobre se nos importamos verdadeiramente com eles a ponto de que ocupemos o nosso tempo refletindo, e formulando nossas diretrizes familiares e sociais

sobre a relação de nossos filhos com seus pares e com o ambiente em que atuam

sobre o papel da escola no momento em que a informação se faz mais presente do que o conhecimento

sobre ética, respeito, responsabilidade, satisfação e papeis sociais

sobre como proporcionar condições de que nossos filhos sejam uma versão melhorada daquilo que eles conheceram

Talvez você precise de um motivo; talvez apenas de um convite.

Espero por você para conversarmos um pouco mais.

CARINE CAMPOS, CRP 06/92390, é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental, especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP-SP, afiliada à American Psychological Association. Atende crianças, adolescentes e adultos (individual e casal). Sâo Paulo/SP * (11) 8494-2788 / 3010-0023 * http://www.carinecampospsicologa.com * carinecampos@carinecampospsicologa.com\r\n\r\n

Loja Leve

Hospedagem