Treinamento para o Cicloturismo

Em uma viagem de bicicleta geralmente não se buscam recordes, grandes velocidades, e sim, aprendizado, conhecimento, vivências e lazer. ... o condicionamento necessita ser bom para evitar dores e a estafa muscular...

... é necessário constância no ritmo de 70 pedaladas por minuto seja em subidas ou descidas e constância na freqüência das saídas para treino.

Mesmo que ... não esteja muito treinado, poderá aprender a utilizar a paciência, a persistência e a disciplina como aliadas. ... um pouco mais de tempo na realização da viagem. Com tempo poderá adquirir condicionamento na própria viagem.

... é imperativo que o cicloturista faça um forte treinamento prévio e, mesmo assim, não esqueça que não há treinamento que se equipare a uma viagem de verdade. Na viagem, o cicloturista enfrenta inúmeras variantes imprevisíveis como chuva, frio, relevo e acidentes de percurso que podem atrasar o horário das refeições, do banho ou do sono.

... aconselho como treinamento mínimo uma hora por dia e alguns testes nos finais de semana ... por ... quantas horas possa suportar para ter uma idéia de como e em quanto tempo poderá vencer cada etapa do caminho.

Pedalar ao menos uma hora por dia sob quaisquer condições climáticas gera um ingrediente fundamental no viajante... A endurância que nos dá a coragem e disposição de prosseguir a viagem ..., quando a primeira empolgação já se foi.

... acredito que com paciência e com o intervalo de um dia a cada roteiro pode-se conseguir condicionamento na própria viagem.

Ou seja, o melhor treinamento é pedalar.

Não é necessário treinar todos os dias. Tire folgas antes ou depois de fazer um teste de final de semana. Geralmente o bom condicionamento físico só chega após uns três meses de treino sério.

Por isso planeje com antecedência suas viagens.

Desde o início do treinamento, é imprescindível que a bicicleta seja equipada com um ciclocomputador, para que o cicloturista possa acompanhar a sua evolução física. Conforme minha experiência e a média das pessoas que encontrei pelo mundo viajando de bicicleta, um bom teste é conseguir fazer 100 km em um único dia (para homens e mulheres). Caso consiga realizar esta distância, sem sofrer um desgaste sobre-humano, o cicloturista já pode se considerar diplomado para viajar para qualquer lugar do mundo com sua bicicleta.

Veja Também (na internet)

Resumo do texto de Antonio Olinto Ferreira. Veja em seu site fotos fantásticas e dicas importantes como a escolha da bicicleta e outras informações úteis e necessárias: http://www.olinto.com.br/

Loja Leve

Hospedagem