Climatério e Menopausa - Preparando e Tratando a Mulher pela Nutrição

O climatério é o período da vida da mulher que se inicia por volta dos 45 anos de idade. Já a menopausa pode ocorrer até mesmo antes desse período naturalmente, ou consequente a uma histerectomia total e/ou parcial. Climatério é, pois, um período, o que a difere da menopausa, que corresponde ao dia da última menstruação da mulher dentro de um período de 12 meses.

O climatério é marcado por mudanças em todo o corpo da mulher, mudanças estas que compreendem alterações psíquicas e físicas. A redução e quase que falência dos ovários para produzir estrogênio, é a principal determinante para essas mudanças caracterizadas por alguns sintomas tais como: ondas de calor ou fogachos, suores noturnos, irritabilidade, mudança de humor, insônia e distúrbios do sono, irregularidade menstrual, decréscimo da libido, atrofia vaginal, cansaço, ansiedade, depressão, redução da concentração, lapsos ou perda gradativa da memória, perda involuntária da urina, pele ressecada, queda de cabelo, unhas quebradiças, tensão e dor óssea e muscular , sensibilidade nas mamas, dores de cabeça e enxaquecas, distúrbios gastrointestinais (gases e azia, constipação), edemas, aumento de peso, exacerbação de doenças pré-existentes (hipertensão, doenças cárdiovasculares, osteoporose), dislipidemias (alterações das gorduras no sangue: triglicerídeos, colesterol, LDL,HDL), e outras. É bem verdade que nem todos estes sintomas surgem em todas as mulheres, e que a intensidade deles vai depender de fatores externos como hábitos e estilo de vida adotados ao longo dos anos, alimentação, genética, cultura, etc.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH), proposta pro alguns ginecologistas, nem sempre é a melhor escolha e nem sempre pode ser adotada por todas as mulheres, aliás ela é, em alguns casos, contraindicada para muitas delas.

Através de uma boa nutrição associada ao uso de fitoterápicos, fitohormônios e um bom estilo de vida, é possível prevenir, retardar, deter e tratar os sintomas já descritos. Os alimentos funcionais, nutracêuticos, as vitaminas e minerais antioxidantes, são capazes de evitar o envelhecimento precoce, combater a formação dos radicais livres, evitar o surgimento de doenças crônico-degenerativas e proporcionar uma melhor qualidade de vida a mulher sem expô-la aos riscos da TRH convencional.

Leia Mais (no Vida Leve)

CLEONEIDE TAVARES DA COSTA é nutricionista (CRN 04-3263), graduada pela UFPB, pós-graduada em nutrição clínica pela UFF, tem cursos de aperfeiçoamento em Nutrição Ortomolecular, em Prescrição de Fitoterápicos em Nutrição em Estética e de atualização em Nutrição em Estética, Coordenadora dos Programas VAN e de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de Teresópolis/RJ, Multiplicadora do IUBAAM e do HIAC, atende mulheres no Climatério em ambulatório da rede pública e rede privada, atende mulheres durante o pré-natal e nutrizes, quanto às técnicas de amamentação, na rede pública e privada, prestou consultoria a empresas em Teresópolis, atuou no spa do Le Cantón. * Teresópolis/RJ (21) 9290-9136 - cleo.nu.tri@hotmail.com (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem