Atraindo Bom Humor (1/2)

Como já sabemos a Organização Mundial de Saúde considera saúde não apenas ausência de doença, mas, um estado de bem estar geral, onde estão presentes aspectos emocionais, mentais, físicos, sociais e até espirituais.

O humor tem uma contribuição importante na prevenção de doenças e na conservação e recuperação da saúde e vice versa.

Existe uma interação entre a mente e os sistemas responsáveis pela manutenção do organismo equilibrado: o sistema nervoso, o imunológico e o endócrino, ou seja, numa situação de estresse, por exemplo, pensamentos, emoções, glândulas desequilibram-se, cai a imunidade, acontece a perda da saúde global.

O riso tem um importante papel na redução dos hormônios presentes em situação de estresse e estudos científicos comprovam que o riso e o bom humor aumentam a imunidade, ou seja, bom humor é saúde.

Bom humor é estar de bem com a vida, é estar alegre e bem disposto no dia a dia, mesmo diante das dificuldades do cotidiano manter o “alto astral” (eu sei que não é fácil). Sacudir e dar a volta por cima dos imprevistos, levar a vida de forma mais amena, com mais tolerância e flexibilidade, mesmo diante de um trabalho mais sério e pessoas mais difíceis de lidar. Rir mais e com maior freqüência.

Quem sabe se divertir e rir, geralmente, são pessoas mais descontraídas, relacionam-se melhor com os outros, são saudáveis e capazes de sair de situações de tensão com mais facilidade e ainda tem uma expectativa de vida maior do que os mal humorados.

O mau humor, assim como a irritabilidade, o pessimismo, o desânimo, insatisfação geral, perda de auto-estima, podem ser alguns sintomas denunciando um início de depressão, porém, alguns consideram como características de personalidade e não dão atenção ao que está sendo sinalizado.

Leia Mais (no Vida Leve)

LÚCIA DE ROSE, psicóloga (1973), CRP 05-0795, formação em Psicodrama, terapeuta floral há 15 anos, pós graduada (Psicossomática), atuação em clínica há mais de 20 anos e por mais de 5 dirigindo o Portal Violeta - Espaço de Terapias Cultura e Arte (estudos, atendimentos terapêuticos, danças e oráculos, objetivando o bem estar, equilíbrio e a vida saudável nos aspectos físico, emocional, social, mental, energético e espiritual) - Rio de Janeiro/RJ * (21) 9875-6012 * luciaderose@yahoo.com.br

Loja Leve

Hospedagem