Dançando com Evando (01) - Bolero = passos básicos

Começaremos marcando o ritmo do bolero, repita: Tum-i-tum, Tum-i-tum (várias vezes). Atenção: é Tum-i-tum, não é tumitum. Há uma breve pausa no “i”. Na medida em que seu cérebro aprende, ele ensina para seu corpo. Marque verbalmente, pois ajuda seu cérebro. Com o passar do tempo isso passa para o mental e depois para o automático. Você se lembra como foi sua primeira aula de direção? É assim mesmo.

Vamos juntar a marcação ao movimento. Antes, algumas observações. Postura é importante: peito ereto, olhar para seu par. Só quando acompanha as instruções do professor e o movimento dos pés dele é que você olha para o chão. Ao executar o que foi ensinado a cabeça se ergue e o seu olhar é para seu par. Dessa forma seu cérebro aprende rápido e ensina para seu corpo. Foi assim que o ser humano se transformou de quadrúpede em bípede: levantando a cabeça!

Braços são fundamentais para os movimentos, em especial para o cavalheiro conduzir a dama. Quando treinar só, não deixe os braços largados. Use-os como se suas mãos segurassem as do seu par virtual. Pernas, quadris também dançam. Os passos devem ser largos (depois de aprender é fácil fazer passos curtos, o inverso é muito mais difícil). O joelho é para ser articulado, não para ficar preso.

No passo básico movimenta-se os pés para frente e para trás acompanhando o ritmo e o esquema do bolero. Cavalheiro e dama fazem movimentos inversos, quando um avança o outro recua. Os passos são bem simples.

No diagrama ao lado você tem a seqüência dos passos básicos. Veja como a coisa funciona, depois treine juntando ritmo e movimento. Não se esqueça das observações: postura, marcação verbal.

Com o cérebro bem treinado você junta a música. A marcação do ritmo deve acompanhar a música. Por fim coloque: ritmo, movimento, música e o seu par. Importante: o cavalheiro conduz, a dama acompanha. Mãos e braços serão os sinalizadores dos seus movimentos para que a dama faça a sua parte.

Treine e treine. Viu como agora ficou fácil? O cérebro aprendeu, ensinou para o corpo o básico. Daí pra frente as variações serão aprendidas com muita facilidade. Até a próxima aula!

Leia Mais (no Vida Leve)

EVANDO DOS SANTOS é professor de dança formado no método Jaime Arôxa. Está no Clube Israelita de 2ª a 6ª-feira, a partir das 18 horas. Também dá aulas particulares e realiza organização de festas e eventos - Copacabana - Rio de Janeiro/RJ – (21) 8812-3188

Loja Leve

Hospedagem