Começaremos marcando o ritmo do bolero, repita: Tum-i-tum, Tum-i-tum (várias vezes). Atenção: é Tum-i-tum, não é tumitum. Há uma breve pausa no “i”. Na medida em que seu cérebro aprende, ele ensina para seu corpo. Marque verbalmente, pois ajuda seu cérebro. Com o passar do tempo isso passa para o mental e depois para o automático. Você se lembra como foi sua primeira aula de direção? É assim mesmo.
Vamos juntar a marcação ao movimento. Antes, algumas observações. Postura é importante: peito ereto, olhar para seu par. Só quando acompanha as instruções do professor e o movimento dos pés dele é que você olha para o chão. Ao executar o que foi ensinado a cabeça se ergue e o seu olhar é para seu par. Dessa forma seu cérebro aprende rápido e ensina para seu corpo. Foi assim que o ser humano se transformou de quadrúpede em bípede: levantando a cabeça!
Braços são fundamentais para os movimentos, em especial para o cavalheiro conduzir a dama. Quando treinar só, não deixe os braços largados. Use-os como se suas mãos segurassem as do seu par virtual. Pernas, quadris também dançam. Os passos devem ser largos (depois de aprender é fácil fazer passos curtos, o inverso é muito mais difícil). O joelho é para ser articulado, não para ficar preso.
No passo básico movimenta-se os pés para frente e para trás acompanhando o ritmo e o esquema do bolero. Cavalheiro e dama fazem movimentos inversos, quando um avança o outro recua. Os passos são bem simples.
No diagrama ao lado você tem a seqüência dos passos básicos. Veja como a coisa funciona, depois treine juntando ritmo e movimento. Não se esqueça das observações: postura, marcação verbal.
Com o cérebro bem treinado você junta a música. A marcação do ritmo deve acompanhar a música. Por fim coloque: ritmo, movimento, música e o seu par. Importante: o cavalheiro conduz, a dama acompanha. Mãos e braços serão os sinalizadores dos seus movimentos para que a dama faça a sua parte.
Treine e treine. Viu como agora ficou fácil? O cérebro aprendeu, ensinou para o corpo o básico. Daí pra frente as variações serão aprendidas com muita facilidade. Até a próxima aula!