Continuando o capítulo Minha Conversão a partir do item Pressupostos Submetidos à prova.
---------------------------------------------------------------------------
“Eu não sabia quase nada sobre nutrição ou suplementação nutricional. Apenas 6% dos médicos formados nos Estados Unidos têm algum treinamento em nutrição... cursos opcionais... a maioria dos médicos é concentrada em doenças... em produtos farmacêuticos. Eu podia até citar algumas pesquisas que apontavam o perigo potencial de alguns suplementos(*1). O QUE NÃO DIZIA... É QUE EU NÃO TINHA PASSADO UM MINUTO SEQUER ANALISANDO AS CENTENAS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE PROVAVAM O VALOR DA SUPLEMENTAÇÃO PARA A SAÚDE.” (as maiúsculas são por minha conta)
Meus comentários -----------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando os relatos do Dr. Strand, concluímos que não sabia, mas fingia saber. Esse é um comportamento muito comum entre vários tipos de profissionais, inclusive médicos... (reveja resumo anterior)
-------------------------------------------------------------------------------------------==--------------------
Eu... não tinha escolha... disse a Liz: Vá em frente, experimente...
No dia seguinte, sua amiga trouxe uma série de suplementos vitamínicos – carregados em antioxidantes: nutrientes como vitamina E, vitamina C e betacaroteno... Para meu espanto em três dias ela se sentia visivelmente melhor... os dias seguintes transcorriam, Liz ganhava mais força e energia... Depois de três semanas ingerindo pílulas e tomando aquelas bebidas de aparência exótica, ela se sentia tão bem que parou com os esteróides e os tratamentos com nebulizador.
Três meses se passaram, todos trazendo melhoras graduais... nenhuma recaída... os pulmões se recuperaram da pneumonia... a fibromialgia tinha melhorado sensivelmente... O que havia ocorrido? Eu estava aturdido... decidi fazer meu próprio experimento clínico.
Revirei meus registros em busca de cinco de minhas pacientes mais sérias de fibromialgia e lhes pedi que comparecessem a meu consultório... Relatei a todas a história de Liz e sugeri... tomar suplementos nutricionais. Disse... que não sabia se funcionaria. Depois de... três a seis meses... todas, sem exceção declararam ter obtido melhoras... nem todas como a de minha esposa, mas todas estavam animadas e tinham novas esperanças. O caso de uma... era particularmente grave... a dor do ano precedente a debilitara a tal ponto que ela tentou suicidar-se. Após... essas vitaminas... deixou uma mensagem em minha secretaria eletrônica... visivelmente em lágrimas...: Dr. Strand, obrigada por me devolver minha vida.”
O que exatamente estava acontecendo? ... para chegar a uma certeza científica... precisei cavar mais fundo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Isso você só começará a saber nos próximos resumos.
Curiosidade: alguém, de nossos visitantes, comprou o livro?
Atenção:
(*1) O perigo potencial é verdadeiro. Para qualquer coisa. Até água tem.
Detalhe, mesmo muitos nutricionistas têm ‘dificuldades’ com suplementos.