Papo Sem Fim - Considerações

O nosso papo não ficou sem fim, teve uma breve interrupção. Haja papo. É interminável. Quem já freqüentou botecos que o diga.

Uma correspondência a uma pessoa amiga gerou algumas considerações. Vamos a elas:

Pensando no nosso planeta, estou reciclando algumas folhas de papel que iriam para o lixo, poluindo e obrigando ao uso de outras árvores.

Pode parecer pouco, mas se cada um dos duzentos milhões de brasileiros fizesse o mesmo, daria um número interessante. Para dar uma idéia, três folhas pesam 20 g, logo, todos os brasileiros juntos num único dia economizariam 4.000 toneladas de papel. Quantas vezes por ano podemos deixar de gastar, jogar no lixo, três folhas? Vamos colocar, na média, umas 10? É um número razoável, considerando que você economizará zero e eu 20 (rs-rs). Estamos falando de valores médios, está bem? São só 40.000 toneladas! Por baixo.

E se o mundo todo fizer isso? Só na China temos mais de um milhão de habitantes, ou seja, 5 Brasis. Quantas toneladas de lixo serão evitadas? Quantas árvores deixam de ser abatidas?

Esse cálculo até poderia ser questionado, pois dos milhões de brasileiros alguns ainda não escrevem. Bem, uma parte deles usa fraldas descartáveis. Dupla poluição, tudo em nome de nossa comodidade. Que tal um meio termo? Um pouco de comodidade, um pouco de tratar do meio ambiente? Outra coisa, crianças na fase pré-escolar não escrevem, mas desenham. Provavelmente gastarão muito mais do que as tais três folhas de cada vez.

Uma consideração começada de brincadeira acabou tratando de algo muito sério. Você já parou para pensar sobre quantos simples e pequenos comportamentos poderiam mudar a face do mundo (até a si mesmo)? Em especial se transformados em ação, em realidade? Uma avalanche começa e é precipitada por inúmeros pequenos flocos de neve? Minúsculos, mas muitos e constantes. É bom pensar. Melhor ainda, fazer.

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem