O modo de aprender de cada um de nós é singular. Descobrir nossa dominância cerebral pode ajudar na conscientização de novas estratégias das quais utilizamos no processo de aprendizagem.
Consciência gera auto-conhecimento e promove movimento. Mudanças exigem ação. Não há desenvolvimento físico ou intelectual sem esforço. Esforço significa trabalho.
Então, conheça-te a ti mesmo, sabendo se você é analítico, holístico ou ambos. Para isso basta preencher um questionário sobre Dominância Cerebral disponível neste site ou pelo e mail da autora.
Embora os hemisférios cerebrais pareçam harmonizados (mesmo identificando sua dominância), isso não ocorre a não ser que nós o ajudemos. Trabalhar a integração cerebral nos faz estabelecer categorias e construir caminhos de percepção. Meu trabalho de pesquisa consiste em apresentar aos educadores este teste diagnóstico da Dominância Cerebral, assim como as propostas de abordagens para serem desenvolvidas especificamente com alunos. Mas não basta só identificar a Dominância Cerebral, nem utilizar a melhor técnica de aprendizagem. Há um outro fator bastante importante que requer um conhecimento científico: como trabalhar a integração cerebral. Mas isso fica para nosso próximo encontro!
Para aprofundar-se no assunto, você pode consultar os livros que indico a seguir (na Livraria Nobel – Nova Friburgo/RJ - os visitantes do vidaleve têm um desconto especial)