Papo Sem Fim - Felicidade (1)

Felicidade, passei no vestibular, mas a faculdade é particular ... particular” - Martinho da Vila

“Tristeza não tem fim, felicidade sim. A felicidade é como a pluma, voa tão leve, mas tem a vida breve. Precisa que haja vento sem parar - Vinícius de Morais

A felicidade pode ser definida e sentida de maneiras as mais diversas. A infelicidade também. O mundo nos diz que esta é mais sentida do que aquela. Se me permitem a observação, o mundo investe mais na infelicidade do que na felicidade. Como conseqüência obtém os resultados de seus investimentos...

O que nos diz o Martinho? Que seu desejo foi satisfeito e ele está feliz, mas há um senão, logo sua felicidade não é completa...

Podemos definir a felicidade assim, uma satisfação de desejos. Consequentemente se você deseja coisas realizáveis, será feliz. Se desejar irrealizáveis certamente será muito infeliz. É o que a grande maioria das pessoas faz. Posso deduzir que simplicidade não é apenas rima, mas facilita a felicidade?

E o Vinícius? Pelo que diz sua poesia, não apenas essa, mas a sua obra, ele foi um sofredor profissional... Sofrendo por coisas acontecidas e por coisas não acontecidas... como o faz a imensa maioria do mundo. Treina-se ser infeliz sofrendo por antecipação. A expectativa da coisa ruim pode não se concretizar, mas o sofrimento já foi sofrido pela infelicidade não acontecida. Que tal, ao invés disso, treinar ser feliz?

Ah, diria você, tenho que ter expectativa de um bom acontecimento? E se não acontecer? Respondo-lhe, você sofrerá e será infeliz. Logo, o caminho não é por aí, mas o da não expectativa. Como fazer? Treinando. Você não treina ser infeliz? Passe a treinar ser feliz.

Algumas dicas para seu treino: ser em lugar de ter, não transferir a outras pessoas a responsabilidade por sua felicidade, encontrar-se ao invés de fugir de si... Tem mais, mas vou aguardar seu retorno enquanto continuo escrevendo sobre felicidade.

Leia Mais (no Vida Leve)

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem