Papo Sem Fim - Raciocínio

O que é raciocinar? Realizar uma tarefa mental que poderá levar a lugar nenhum, trazer dificuldades para o próprio ser pensante ou para outros.

Como?

Muito simples. Há pessoas que elaboram uma série de pensamentos sobre fazer e acontecer. Só pensam sem fazer... Nada acontece! Isso é muito comum em aquarianos, em geminianos, em pessoas que tenham pouca Terra em seu mapa natal.

Raciocinar é encadear pensamentos e parâmetros para se chegar a uma conclusão. As emoções, por mais que se negue, afetam profundamente o raciocínio. Tanto que se afirma: “Ele pensa (age) friamente”. Ou seja, sem permitir que sentimentos perturbem / atrapalhem / modifiquem o seu raciocínio (significativamente, claro).

Os parâmetros ou premissas em que se baseiam o raciocínio podem levar o pensador numa ou noutra direção. A exemplo, voltemos a dois parágrafos anteriores. Se você acredita (premissa ou parâmetro) que a astrologia é um conhecimento válido, provavelmente concordará (conclusão de seu raciocínio) com a afirmação de que signos aéreos ou pouco aterrados PODEM se perder em seus pensamentos. A menos que você, aquariana ou geminiana, alterada por suas emoções e profundamente focada em seu umbigo, conteste firmemente, sem levar em conta que PODEM não significa obrigatoriamente SÃO. Sugestão: respire profundamente, sacuda a cabeça (para jogar fora alguns pensamentos / parâmetros prévios), abra bem os olhos e leia pausada e atentamente desde o início.

Se você acredita que a Astrologia NÃO é um conhecimento válido, poderá achar que tudo o que foi dito é uma grande bobagem. E, aqui, temos uma coisa muito curiosa. Ao discordar das premissas, você poderá afirmar que a conclusão é falsa, mas, se não se deixar envolver pelos sentimentos, terá que considerar que o raciocínio está correto. Você, aliás, poderá ter até estudado muito isso. Em matemática, na famosa ‘redução ao absurdo’.

Entendeu? (risos e mais risos). A sugestão de releitura vale e pode ser seguida novamente.

'Lugar nenhum’ foi (?) explicado. ‘Dificuldades’ fica para o próximo número. Até lá.

Leia Mais (no Vida Leve)

MOACYR WALDECK é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalhou com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Preparou vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. - Tel.: (21) 9 9322-4691 – Rio de Janeiro/RJ - mowaldeck@yahoo.com.br - (veja mais)

Loja Leve

Hospedagem