Considerações Astrológicas (4)

Ao representar simbolicamente o sol, a Astrologia usa um círculo dentro do qual está assinalado seu centro. Essa é uma indicação para você avaliar: a localização de seu sol, seu ponto central! A menos que você, por seu livre arbítrio, resolva ir para a sombra (o signo que está em oposição a seu signo solar). O que vem à sua idéia quando se fala em sol? Em brilho? Aí está o seu signo solar: seu brilho! A expressão ou, simplesmente, palavra chave do Sol é: o ser interior. Ele representa (simboliza) o impulso de poder, a personalidade, o ego.

Minha cara amiga, rodado o seu mapa, encontramos: signo solar Touro, ascendente em Aquário e a Lua em Câncer.

Lembremos que a Mandala Astrológica é desenhada sobre um círculo. Nele, para começar, tracemos dois diâmetros: um horizontal e outro vertical. Na Matemática, diâmetro é o segmento que, passando necessariamente pelo centro, une dois pontos da circunferência. Cada metade de um diâmetro, indo do centro à circunferência, é um raio. Na Mandala Astrológica, sobre o diâmetro horizontal, o raio à esquerda aponta para seu ascendente, ou seja, o signo que subia (ascendia) ao céu no momento de seu nascimento. O seu é o Aquário, o aguadeiro, aquele que verte para a humanidade. Enquanto o Touro, sua essência, afirma: “eu tenho”, o Aquário, sua bússola, o seu caminho, afirma: “eu sei”... (dê mais chances a ela)

Muito bem, a partir do seu ascendente, seguindo a direção contrária a dos ponteiros de um relógio numeramos as Casas. Quem são essas? Falamos em doze signos, não? Dividindo-se, pois, o circulo por doze encontramos as áreas denominadas Casas. A matemática as chama setores. Se a divisão fosse exata, cada um delas teria 30º (360º divididos por 12). Na realidade, as casas não têm exatamente 30º, os valores são variáveis. Cada uma delas tem seu significado específico.

Já que seu ascendente é Aquário, descobrimos que seu Sol se aloja na casa 4. A palavra chave desta casa é segurança. Ela fala de pais, família. De onde você vem e da que você vai formar: herança, hereditariedade, ancestralidade, raízes psicológicas, sua vida privada. Propriedades (casas ou imóveis), últimos anos de vida, finalização de todos os assuntos, o genitor que teve mais influência sobre você, o seu ser subjetivo e os alicerces sobre os quais você constrói o seu caráter.

Na casa 4, onde se aloja o seu Touro, encontramos, conjunções: de Marte com Touro, deste com Vênus e desta com Mercúrio, mas isso já é outro papo e sobre elas falaremos numa outra oportunidade. Touro na casa 4 é diferente de Touro em qualquer das outras onze casas, assim como o que mais ocupa essa casa 4 interfere nesta ocupação por Touro. Você começa a perceber suas potencialidades, o porquê de ser taurino quase nada dizer de você? Quem vai dizer de suas possibilidades, de suas potencialidades é o mapa por inteiro, mas quem vai dizer de você é você mesma, por suas escolhas. Perceber-se através de uma carta que dá o mapa da mina, ou seja ,de você mesma, pode ajudar nessas escolhas. Para tanto é necessário que você se coloque disponível a seu auto-conhecimento, ficar diante de si sem fugir, sem fechar os olhos, sem tapar o sol com uma peneira.

Você já imaginou um goleiro sem noção de onde estão as traves? Grandes chances de tomar gol, em especial quanto mais distante delas. O auto-conhecimento segue, mais ou menos, pelai: representa o saber sua posição em relação às traves, estar melhor posicionado para esse grande jogo: A VIDA.

O auto-conhecimento possibilita isso a você: estar melhor posicionado. Não é tudo, pois você precisa treinar sua velocidade em saltar para a bola, a sua elasticidade... dentre outras coisas.

Para dar uma paradinha por hoje, vamos dar uma pincelada em sua Lua. Se o Sol representa o calor, o brilho, o que quererá dizer para você a Lua? Certamente que ela não é o esplendor como o Sol. Ela, na vida prática, é capaz de iluminar refletindo a luz que chega até ela vinda de outros corpos celestes, como o Sol. Você já se viu num local sem iluminação elétrica debaixo de uma lua cheia? A lua exerce uma forte atração sobre os líquidos, é responsável pelo fluxo das marés, age sobre a seiva das plantas e sobre comportamentos animais. É bom lembrar que, ainda que dito racional, o ser humano pertence ao reino animal. Detalhe, dizem que o corpo humano é 70% água...

A palavra chave da Lua é: emoções. Ela representa a necessidade de proteção familiar. Aqui podemos introduzir alguns detalhes. Em Astrologia, ainda que conhecidos como luminares, Sol e Lua são chamados corriqueiramente de Planetas. Portanto, não se assuste, não estamos cometendo nenhum erro. Como a Lua rege Câncer e, no seu mapa, ela está em Câncer dizemos que ela está dignificada. Esse também será um papo futuro.. Por hoje vamos se informar a você que sua Lua está ocupando a Casa 6, que mostra o seu o auto-ajustamento (aperfeiçoamento), o seu trabalho, a sua saúde e seus hábitos. Aí temos: empregados, servidores, inquilinos, animais de estimação e dependentes. Mostra o serviço prestado aos outros, os assuntos de rotina, as suas roupas e como você as usa, a higiene, o interesse em sua alimentação e dieta, a doença e as condições que influem em sua saúde.

Essas informações a respeito das casas foram extraídas do livro de Marion D. March e Joan McEwens, Curso básico de Astrologia. Cai bem para seu Aquário fazer o curso sobre os quatro elementos na Astroletiva da Constelar. É gratuito e pela Internet.

Concluindo por hoje, deixo uma sugestão. Procurar por seus amigos que tenham a coragem de dizer a verdade a você. Peça-lhes para que digam como vêm você. Avise-lhes que eles não precisam esconder nada, que você agüenta o tranco das verdades. Só faça isso se agüentar mesmo, se não, desista, fique só com as suas próprias visões. Detalhe, lembre-se que eles vão retornar para você aquilo que você mostra para eles. Alguns serão capazes de indicar o que você esconde de você, outros não. De qualquer forma, você já ouviu falar de “gato escondido com rabo de fora”? Esses irão chegar até você. Quer encontrar-se? Aí pode estar a saída para coisas que amarram você, que emperram a sua vida.

Até as próximas considerações.

Leia Mais (no Vida Leve)

As considerações acima são de um aprendiz de Astrologia.

Loja Leve

Hospedagem