Baseada na busca pelos porquês experimentados em sala de aula, a Prática Exploratória procura, ao trabalhar os questionamentos do dia-a-dia, entender a qualidade de vida nessa sala de aula.
Qualidade de vida é um tema fortemente valorizado pelo exercício da Prática Exploratória, onde se destaca que, ao surgir algo capaz de despertar a atenção de um grupo, este pode investigá-lo até entendê-lo.
Neste processo, de natureza social, a aprendizagem se transforma numa ação criativa de saberes e experiências, que valoriza tanto o ponto de vista dos professores, quanto dos alunos.
Há uma busca então, pela redução das diferenças, possibilitando a construção de uma relação onde a razão se une à emoção, o inteligível ao sensível, a lógica à intuição: um verdadeiro exercício de integração dos hemisférios cerebrais.
Afinal, partilhamos, professores e alunos, de um mesmo mundo, unindo diferentes histórias de vida.
O trabalho realizado pelos criadores e profissionais que escrevem no site vidaleve e o realizado pelas Pioneiras no Brasil, Inés Miller e Maria Isabel Cunha, embora distinto, busca a conquista verdadeira da união de idéias: um cérebro uno.
Para se aprofundar mais no assunto, leia os artigos anteriores da autora clicando nos links abaixo.