Na medida em que vamos lendo e incorporando informações diferentes, novas células cerebrais vão sendo formadas.
Da mesma forma que é importante exercitar os músculos do corpo, também é importante exercitar os músculos do cérebro. Isto é neuróbica – exercícios concomitantes entre corpo e cérebro.
O Oito Tibetano, técnica já mencionada no artigo anterior, é um ótimo exercício neuróbico e que proporciona esta integração. Uma técnica simples que pode ser usada no dia-a-dia, integrando os hemisférios cerebrais. Pode ser feita da seguinte maneira: com as duas mãos entrelaçadas, mantenha os braços estendidos e olhe para os seus dedos enquanto faz o movimento de um 8 deitado. Esse exercício deve ser feito com o corpo todo, como numa dança, pois todo o corpo deve participar do processo de rebalanceamento.
Assim como este exercício, a leitura é excelente para a formação de novos caminhos neurais.
Aqui destaco alguns estimulantes trechos de livros que, certamente, irão ajudá-lo a exercitar muscularmente esse aparelho que tanto utilizamos: o cérebro.
A boa escola precisa de educadores que tenham pulso forte por trás de um coração que ama. (WERNECK, 2005)
Experimentava um novo conceito de fé, onde o indivíduo sabe que pertence ao Universo (...). Enfim, vivia o conceito de que Deus está dentro de cada um de nós. (MAGALHÃES, 1999).
Venha! Venha comigo, e viajaremos juntos a uma das mais fascinantes jornadas de sua vida: uma jornada nas profundezas de seu próprio cérebro. (KHALSA, 2001).
Não acredito em amor romântico. Acredito em respeito e amizade. (...) Porque paixão traz muito sofrimento e sempre acaba. (RUSSO, apud ASSAD, 2000).
Bem, nesse 2006, GANHE de presente um cérebro novo: LEIA!