SPA Holístico

Piscina de água mineral do Refúgio dos Falcões Quando se fala a palavra SPA, quase sempre se pensa em emagrecimento e estética. Na verdade, deveria ser com Saúde, pela própria etimologia da palavra, ou melhor, sigla SPA.



MAS O QUE É SPA?



Sabemos que o termo é uma extensão do uso do nome da cidade belga Spa, onde começou um centro de terapias pela água que ajudava a manter a saúde e, muitas vezes, a emagrecer, já que a ingestão de muita água fora das refeições limpa o organismo e tira o apetite. Pois bem, a sigla SPA, usada neste centro belga significa "Sanitas per Aquum", ou seja, "Saúde pela Água".



Depois, outros centros de terapia foram abertos com o nome generalizado de SPA, muitos nem mais utilizando esse tipo de tratamento pela água.



SPA HOLÍSTICO



Visitar o mundo como agente de viagens e pesquisadora de civilizações antigas, proporcionou-me a oportunidade de aprender na Índia, ao longo de oito viagens, e nos Andes (por 14 vezes) várias técnicas de harmonização, com práticas de meditação e relaxamento utilizando sons de mantras e de instrumentos musicais nativos. Como minha formação pessoal e espiritual está intimamente ligada à integralidade do ser humano, organizei em 1999 no Brasil, na Pousada Refúgio dos Falcões, em Mury o primeiro SPA denominado HOLÍSTICO. A idéia foi relacionar, do grego, "Hollos", que significa todo, inteiro, total, integral, em suma, o Ser Humano na sua totalidade de Corpo, Mente e Espírito à proposta original belga.



O local era perfeitamente adequado, pois possui nascentes de água mineral dentro da sua reserva de Mata Atlântica. A culinária era da equipe do Projeto Beleza Viva, que além de tratar dos alimentos a serem consumidos no SPA, ainda cuidavam da estética, com limpeza de pele, argiloterapia, pedilúvio e outras atividades do gênero. Eu, pessoalmente, era a responsável pela parte espiritualista do SPA. Os demais profissionais eram ligados à área alternativa, como médicos acupunturistas e/ou homeopatas, e profissionais dedicados à saúde integral: psicólogos, massoterapeutas, reflexologistas, professores de tai chi, yoga, danças sagradas e outros.



O SPA acabou se transformando em eventos de finais de semana itinerantes pelo Estado do Rio de Janeiro: Mendes, Miguel Pereira e Angra dos Reis, além de Mury.



Várias questões eram colocadas aos participantes. Sabemos respirar? Sabemos comer? Sabemos relaxar? Sabemos conviver? SABEMOS VIVER?



O projeto ofereceu às pessoas a oportunidade simultânea de adquirir conhecimento através de palestras e de vivências que respondiam a essas questões. O resultado, altamente positivo, era o de permitir ativar um processo de auto-consciência, possibilitar uma avaliação de seu momento de vida e, para muitos, agir no sentido de se permitir, cada vez mais, um padrão de vida harmonioso.



O projeto continua e em 2005 retorna a seu ponto de partida onde tudo começou: o Refúgio dos Facões, em Mury. Totalmente propício à tarefa de "destressar" as pessoas, a partir de uma consciência de que a felicidade, a paz e a harmonia estão dentro de nós.

IVONETE AURICCHIO - Jornalista e Consultora de Turismo - (21) 2553-7983 e 9361-5645 imistica@terra.com.br \r\n * Refúgio dos Falcões http://www.refugiodosfalcoes.com.br

Loja Leve

Hospedagem