Fisioterapia e suas técnicas: RPG

RPG é a denominação de CORREÇÃO POSTURAL GLOBAL, um dos muitos recursos que a fisioterapia utiliza para tratar e prevenir patologias que afligem o ser humano. Desenvolvido na França por Philippe Souchard e trazido para o Brasil, baseia-se principalmente nos conceitos de globalidade das cadeias musculares.

Globalidade significa dizer que o corpo é uma unidade completa que interage entre si. Onde, por exemplo, um problema na coluna cervical poderá envolver outros segmentos do corpo, como numa reação em cadeia.

Cadeias musculares é um conceito no qual os músculos do corpo estão interligados, formando uma seqüência. Como exemplo, podemos ter o músculo do pescoço que está ligado ao do ombro que, por sua vez, é ligado ao das costas, ligando-se uns a outros até as nádegas. E assim por diante.

O RPG é realizado através de manipulações e da utilização de uma seqüência de posturas definidas, escolhidas pelo fisioterapeuta após a avaliação postural. O atendimento em RPG pode ter a duração de uma hora e se faz individualmente, pois cada pessoa é única na sua constituição e no arranjo de seus desequilíbrios a serem tratados. A freqüência costuma ser semanal, mas pode variar de acordo com a necessidade especial de cada paciente.

JOSIANE FONSECA é fisioterapeuta (CREFITO 2 8026F) - Teresópolis/RJ - (21) 2643-3000

Loja Leve

Hospedagem