Papo Sem Fim - Pensar (2)

Em que você tem pensado ultimamente? Problemas? Solução para os problemas? O momento atual em sua vida, de extrema alegria e produtividade? Essa simples menção já fez o seu sorriso se alargar. Faz bem, dizem os fisiologistas, pois você economiza gastos musculares, previne-se de rugas. Unimo-nos a você nesse sorriso, na pretensão de manter esse estado de satisfação.

O pensamento é um aliado no prolongamento do prazer. No que se refere à dor também, mas, em ambos os casos, você poderá reduzi-los. Você escolhe!

A primeira reação de quem sofre é considerar essa afirmação inadequada. Especialmente quando se sente como na canção: "Tire esse sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor." Outra canção, entretanto, nos diz: "Quero a risada mais gostosa, esse seu jeito de achar que a vida pode ser maravilhosa, a vida pode ser maravilhosa ..."

Eu quero passar com a minha dor. Por que? Porque PENSO que ela é minha. Eu preciso possuir algo e, já que perdi, ganho a dor e a carrego para onde for. Mas, como PENSO que a vida pode ser maravilhosa, eu dou uma gargalhada. A mais gostosa!

Escolho ou não?

Em algumas vezes perdemos pedaços, coisa efetivas: um braço, um perna. Em outras só pensamentos. Como um grande amor!

Um acaso faz esbarrar em mim uma pessoa que nunca vi na minha vida, mas parece preencher os requisitos de minha mente, materializando, assim, meu grande amor ... POR MIM. Sim, por mim, porque meu pensamento sou eu em meus desejos, em minhas carências...

O que pensei de meu grande amor? Carinhoso? Ou rude, já que não sei dar carinho e sou eu mesmo rude ou porque me desperta o outro lado de mim, sempre escondido? Protetor? Ou frágil, pois quero protegê-lo e me penso protetor? Assim? Porque penso assim. Ou assado? Porque penso assado. E, pensando nas minhas carências, construo meu grande amor, seja lá quem for. E se eu pensar que é aquela pessoa e não for? Fico com a minha dor. Ou não, pois é meu pensamento que me diz que não mais terei carinho, rudeza, proteção ou fragilidade como aquela que pensei ter achado.

Perdi meu grande amor porque me perdi. Perdi a materialização de mim, o meu pedaço...

Em que você está pensando agora? No seu amor? Problemas? Soluções? Um novo amor, solução para seu problema? Você escolhe...

Moacyr Waldeck é psicólogo clínico (CRP 05-21093). Trabalha com grupos de redução de peso, combate da ansiedade, compulsividade e estresse. Prepara vestibulandos para redução de estresse no período de provas, reforço de memória e aceleração de aprendizado. Foi instrutor de Relaxamento na SOHIMERJ, onde fez sua formação. Tel.: (21) 2743-6452 – Teresópolis/RJ

Loja Leve

Hospedagem