SPA Holístico

Piscina de água mineral do Refúgio dos Falcões Quando se fala a palavra SPA, quase sempre se pensa em emagrecimento e estética. Na verdade, deveria ser com Saúde, pela própria etimologia da palavra, ou melhor, sigla SPA.



MAS O QUE É SPA?



Sabemos que o termo é uma extensão do uso do nome da cidade belga Spa, onde começou um centro de terapias pela água que ajudava a manter a saúde e, muitas vezes, a emagrecer, já que a ingestão de muita água fora das refeições limpa o organismo e tira o apetite. Pois bem, a sigla SPA, usada neste centro belga significa "Sanitas per Aquum", ou seja, "Saúde pela Água".



Depois, outros centros de terapia foram abertos com o nome generalizado de SPA, muitos nem mais utilizando esse tipo de tratamento pela água.



SPA HOLÍSTICO



Visitar o mundo como agente de viagens e pesquisadora de civilizações antigas, proporcionou-me a oportunidade de aprender na Índia, ao longo de oito viagens, e nos Andes (por 14 vezes) várias técnicas de harmonização, com práticas de meditação e relaxamento utilizando sons de mantras e de instrumentos musicais nativos. Como minha formação pessoal e espiritual está intimamente ligada à integralidade do ser humano, organizei em 1999 no Brasil, na Pousada Refúgio dos Falcões, em Mury o primeiro SPA denominado HOLÍSTICO. A idéia foi relacionar, do grego, "Hollos", que significa todo, inteiro, total, integral, em suma, o Ser Humano na sua totalidade de Corpo, Mente e Espírito à proposta original belga.



O local era perfeitamente adequado, pois possui nascentes de água mineral dentro da sua reserva de Mata Atlântica. A culinária era da equipe do Projeto Beleza Viva, que além de tratar dos alimentos a serem consumidos no SPA, ainda cuidavam da estética, com limpeza de pele, argiloterapia, pedilúvio e outras atividades do gênero. Eu, pessoalmente, era a responsável pela parte espiritualista do SPA. Os demais profissionais eram ligados à área alternativa, como médicos acupunturistas e/ou homeopatas, e profissionais dedicados à saúde integral: psicólogos, massoterapeutas, reflexologistas, professores de tai chi, yoga, danças sagradas e outros.



O SPA acabou se transformando em eventos de finais de semana itinerantes pelo Estado do Rio de Janeiro: Mendes, Miguel Pereira e Angra dos Reis, além de Mury.



Várias questões eram colocadas aos participantes. Sabemos respirar? Sabemos comer? Sabemos relaxar? Sabemos conviver? SABEMOS VIVER?



O projeto ofereceu às pessoas a oportunidade simultânea de adquirir conhecimento através de palestras e de vivências que respondiam a essas questões. O resultado, altamente positivo, era o de permitir ativar um processo de auto-consciência, possibilitar uma avaliação de seu momento de vida e, para muitos, agir no sentido de se permitir, cada vez mais, um padrão de vida harmonioso.

Leia Mais (no Vida Leve)

IVONETE AURICCHIO - Jornalista e Consultora de Turismo - (21) 2553-7983 e 9361-5645 imistica@terra.com.br \r\n * Refúgio dos Falcões http://www.refugiodosfalcoes.com.br

Loja Leve

Hospedagem